Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aula - 7 Projetos

PROJETOS = AÇÃO = DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE
Trabalhar por meios de Projetos na escola tornou-se fundamental para o aprendizado do aluno no ambiente escolar.
O trabalho em projetos, nada mais é que um trabalho INTERDISCIPLINAR, ou seja há diálogos entre alunos e professores e entre professores e professores.

Projetos -> Metas/Objetivo
è    Futuro/antecipação da ação
è    Abertura/risco criação
è    Ação do sujeito

Para trabalhos em projetos tanto pessoal como coletivo é necessário que haja primeiramente um planejamento.


O PROJETO ESTÁ LIGADO A VALORES:

Há metas que valem; Há metas que não valem.
Há metas que valem muito; Há metas que valem pouco.
Há o que deve ser conservado e o que deve ser combatido.
Há o que deve ser conservado e o que deve ser transformado.

O Projeto é uma ação consciente do sujeito!!!!

Bibliografia : Video aula 14 - PROJETOS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aula - 6 APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM -> Mudança interna do indivíduo; aquisição de informação; e  interação.
PROFESSOR-> Coautor da aprendizagem - Relação professor x aluno= Conhecimento construido e reconstruido.

Processos envolvidos na Aprendizagem:
Sensação; Atenção; Concentração e Percepção.

Tipos de Apredizagem:
Aprendizagem por habituação; Aprendizagem Social; Apredizagem por condicionamento; Aprendizagem por tentativas e erros; Aprendizagem processual e declarativa.

Domínios da Aprendizagem:
Cognitivo; Afetivo. Psicomotor.

A APRENDIZADO EXIGE: ATENÇÃO, ENTENDIMENTO E MEMÓRIA
Bibliografia: Video Aula 12 - Disciplina Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia.
Fonte vídeo: Youtube acesso em 14/09/10 - Aprendizagem