Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

sábado, 9 de julho de 2011

Aula - 24 Os papéis das ONGs

Articulação com a sociedade/Moviemento Nacional

-> Encontros Nacionais (Março)
->Semana de Epilepsia (Setembro)
-> Cursos e palestras

-> Compromisso Mútuo
->Aumento de redes sociais
-> Trabalho constante


Referência: Video aula 24 Saúde

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aula - 23 Epilepsia e Estigma

Estigma é um conceito estudado há muitos anos, ele se associa a doenças (condições médicas) e também a condições sociais (homessexualismo).  

Mas o que é estigma? Segundo Goffman (1963), referência a um atributo depreaciativo, fraqueza ou desvantagem. A pessoa estigmatizada é considerada como tendo uma característica diferente da aceita e é tratada diferentemente pela a mesma que mostra conceito errado e preconceituoso.



Referência: Video aula 23 Saúde

Aula - 21 e 22 - Lazer, cultura e elementos comunitários e Lazer, juventude e esportes

Lazer como esféra social e lazer com a comunidade.
Lazer um conjunto de ocupações às quais o indivíduio pode entregar-se de livre e espontânea vontade.




É importante a comunidade estar interagida com o lazer e escola. Isso ajuda no desenvolvimento e rendimento escolar. Um outro elemento que ajuda a interação é a prática de esportes, ou seja, o que o jovem tem desenvolvido no seu tempo livre. Esse tipo de lazer tem que ser ampliada na comunidade.

Referência: Video aula 21 e 22 Educação

Aula - 20 Como lidar com as limitações - Elas existem?

A pessoa com Epilepsia pode praticar esporte? Sim, pois o esporte ajuda qualquer pessoa ter uma vida saudável e a prática do esporte ajuda a reduzir a frequência de crises epilepticas. E ainda, o esporte serve como meio de interção social. Mas nem todos os esportes são recomendados as pessoas que tem epilepsia

A pessoa com Epilepsia pode dirigir? Depende da legislação local a permissão de dirigir. De maneira geral a pessoa que não tem crise por dois anos, ela pode requerer o direito da habilitação. Caso a pessoa sofra algum acidente ela pode responder legalmente pelo ocorrido.

A pessoa com Epilepsia pode se casar?  Sim, ela pode. Não há nada que a proibe o matrimônio.

A pessoa com Epilepsia pode ter filhos? Sim, mas é necessário fazer o pré-natal corretamenete e também é  necessário que o médico saiba da condição neurológica da paciente.

A pessoa com Epilepsia pode trabalhar? Sim, pode e deve trabalhar,apesar da socidade ainda ter preconceito.

A pessoa com Epilepsia pode ter uma boa qualidade de vida? Sim, ela pode ter uma boa qualidade de vida, desde que ela consiga levar todas essas questões de maneira adequada e enfrentar os estigmas. Por outro lado, a familía e a sociedade tem que acolher essas pessoas. 

A pessoa com Epilepsia pode estudar? Paciente com epilepsia pode e deve estudar.

De todas as dúvidas aqui relatadas, o mais importante é não olhar para as limitações das pessoas, mas no que podemos fazer para  ajudá-las para envolve-las junto a sociedade.

Referência: Video Aula 20 Saúde - Li  Li Min (Mto boa a aula)

Aula - 19 Cidadania

O QUE É CIDADANIA?

Processo em construção, pautado em direitos e deveres assumidos pelos sujeitos sociais e Estado, na direção de uma sociedade justa livre e igualitária.




Construção individual e coletivo. Exercício igualitário de direitos civis, políticos e  sociais reconhecidos no momento histórico por todos que a compõem.

Referência: Vídeo aula - 19 - Saúde

Aula - 18 Valorização da cultura corporal da comunidade no currículo escolar

Cultura corporal -> É toda a produção simbólica que envolove práticas corporais. É conjunto de conheciementos que envolvem as brincadeiras, as danças, as lutas, as ginásticas e os esportes.

ReferÊncia: Video Aula 18 Educação

Aula - 17 Transformações Sociais, Currículo e Cultura

Com o avanço da Globalização, muitas coisas mudaram, ou seja, temos mais liberdade de escolha, decisões, vontades!!
Na escola mesmo, nos deparamos com diferentes tipos de pessoas, experìÊncia de vida diferente, ou seja, os alunos levam para dentro da sala aula, coisa distintas que faz com que o dia dia escolar fique talvez mais democrático. Tudo isso faz com que a escola tenha um compromisso com outros elementos, com outros princípios e com outros objetivos. Sendo assim, hoje a escola é aquela experiência que se o aluno tiver condições de frequenta-la, este poderá se inserir na sociedade de modo diferente, ela garantirá ao aluno uma experiência social na esfera pública de maneira mais qualificada.


Referência:Video aula 17 Educação

domingo, 3 de julho de 2011

Aula - 16 Lei e a Epilepsia


Principais Leis:
Constituição de 1988 - Dever do estado é garantir saúde para a população.
Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado.
  • Dia Municipal de Conscientização da Epilepsia - comemorado todo dia 09 de setembro, desde 2003
  • Distrito Federal: em abril de 2004 - lei que garante às pessoas com epilepsia o direito a todos os meios terapêuticos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina
Referência: Video aula 16 Saúde

Aula - 15 - Epeilepsia e Trabalho

Trabalho:
Atividade de ajustamento psicossocial que proporciona: aceitação social, autonomia, liberdade financeira, identidade social e autoestima.
Atualmente: Mercado competitivo, com altos níveis de exigência e  de desemprego, falta de motivação e remuneração desproporcional.

Trabalho e Epilepsia

Pessoas com epilepsia -> maior dificuldade para encontrar e manter trabalhos regulares;. maior indíce de desemprego e subempregos.


Infelizmente o ser humano não busca entendder determinados assuntos, preferindo assim partir para o preconceito.




Referência: Video Aula 15 Saúde

Aula 14 - A cartografia e a representação dos lugares

Para ler um texto: aprendemos a ler criticamente e podemos até desvendá-lo ideologicamente, suas intenções e opções teórica-metodológica.

Leitura de Mapa

Para ler um mapa isso não ocorre, copiamos ou produzimos sob um conjunto rígido de técnicas, não aprendemos a lê-lo criticamente.

Ler um mapa do bairro ou da cidade onde vivemos, podemos despertar grandes interesses pela origens através de representações qe sãocolocadas em um mapa.



Referência: Video aula 14 Educação

Aula - 13 A cidade como projeto educativo

Cidade um lugar de vivência da comunidade!

Desenvolver um projeto com nossos alunos a respeito da cidade onde moram, o bairro que seus pais escolheram para morarem. A pesquisa ajuda a resgatar valores e experiências vividas.


Referência: Video aula 13

Aula 11 - Transtornos Cognitivos na Epilepsia/Aula 12 Epilepsia na escola

Como as crianças percebem a Epilepsia?
A percepção da crianças trás uma informação negativa, ou seja, informações erradas e crenças fazem com que a criança não entenda de fato essa condição neurológica.
Como os professores percebem a epilepsia?
Nós professores somos importantes modelos para as crianças, ou seja, nossas atitudes podem influenciar o desempenho e comportamento das crianças. Sendo assim, devemos buscar informações adequadas para serem passadas aos nossos alunos em sala de aula, para que não haja  preconceitos quanto a Epilepsia e outras condições neurológicas.

IDEIAS MAIS COMUNS SOBRE EPILEPSIA:
- QI mais baixo;
- Excesso de sofrimento = causa da epilepsia;
- Mulheres com epilepsia não podem ter filhos;
- Pessoas com epilepsia = ensnos no futuro;
- Medicações: vicío e dependência;
- Epilepsia: doença mental;
- Epilepsia: espírito maligno.

Devemos buscar informações para o conehciemento próprio, pra que não haja preconceitos!!!

Referência: Video aula 11 e 12 - Sáude