Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

sábado, 11 de setembro de 2010

Aula 5 - Memória

Memória-> É uma habilidade que usamos a todo o momento de nossa vida. È aquisição, a formação e a evocação de informação.
Estágios da Memória:
Codificação: processamento da nova informação;
-aquisição-> registra as informações em arquivos sensoriais;
-consolidação-> cria uma representação da informação através do tempo;
Armazenamento: resultado da aquisição
Evocação: utiliza uma informação armazenada para executar um comportamento.

Tipos de Memória:
- Segundo a função: informações do dia-a-dia;
- De acordo com o conteúdo: declarativas, que registra fatos e memória processual.
- De acordo com o tempo de retenção: sensorial. Curto prazo e longo prazo.
- Quanto ao tipo de informação: visual, verbal ou motora;
- Segundo nível de consciência.

 
ESQUECIMENTO

- Falta de uso da informação;
- Interferência de uma aprendizagem sobre outra;
- Falhas de armazenamento;
- Falhas na recuperação

Biológica: Cansaço, envelhecimento.
Psicológica: Desatenção e fatores emocionais.

Bibliografia: Vídeo-aula 11: Memória – Disciplina: Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia.
Leitura de apoio: Como o cérebro funciona

Aula 5 - Interdisciplinaridade e Transversalidade na Educação

Como já mencionamos em artigos postados anteriormente, Interdisciplinaridade significa a interação entre as disciplinas convencionais, havendo diálogos entre os profissionais de cada área, ou seja é um trabalho em equipe.

Já a Transversalidade é a organização dos trabalhos didáticos envolvendo as disciplinas convencinais e assim dando novos sentidos para a educação.


Nós professores, devemos nos atentar para certos detalhes que faz a diferença no saber do aluno.

PENSEM NISSO, MUDAR FAZ BEM!!!


Aula 4 - Métodos investigativos em neurociências

                                        O que é Neuroimagem?

Neuroimagem trata-se de pesquisas sobre as propriedades físicas das células nervosas (neurônios), das propriedades de formação das redes neurais e da dinâmica cerebral.
Nos dias de hoje, vemos que a cada dia, a tecnologia em novos equipamentos para investigação de doenças neurológicas, tem sido bastante importante, pois através de exames altamente qualificados os especialistas podem diagnosticar com mais precisão a doença e assim, ser tratada de forma eficaz.

            Observe no vídeo algumas dessas novas tecnologias em investigação em neurociencias:




Bibliografia: Vídeo-aula 8 : Métodos investigativos em neurociências – Disciplina: Neurociências em Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia
 Texto de leitura: Gazzaniga, M. e col. (2006). Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto   Alegre: Editora Artmed (Leitura do capítulo 9).

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aula 3 - Neuroanatomia funcional do sistema nervoso: funções corticiais e sistemas sensoriais

SISTEMAS SENSORIAIS-> Sistemas complexos, ou seja depende dos receptores específicos para perceber as mudanças do meio ambiente. Essas informações são levadas para o Cérebro, onde há uma resposta a esses estímulos.


Os Sistemas Sensórios são classificados em: Visão, Tato, Gustação (Paladar), Audição e Olfato.


 
                                            O que é PERCEPÇÃO??
 
É o processo de organizar e interpretar os dados sensoriais recebidos, ou seja, é uma elaboração e não um registro do que acontece no mundo real.
 
 

Bibliografia: Vídeo-aula 7 : Neuroanatomia funcional do sistema nervoso: funções corticiais e sistemas sensoriais – Disciplina: Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia
Texto de leitura: Gazzaniga, M. e col. (2006). Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Editora Artmed (Leitura do capítulo 9).

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aula 4- Temas Transversais em Educação

Os Temas Transversais apontam para mudanças na cultura, nos aspectos de ver e sentir o mundo. Não se trata, portanto, de “mais conteúdos” nem de procurar organizar os conteúdos numa perspectiva interdisciplinar ou transdisciplinar, mas sim da formação de valores e padrões de conduta, como uma espécie de “óculos” que qualifica o olhar dos professores para certos elementos da formação dos alunos (CORDIOLLI, 1999, p. 6).



A Transversalidade é dividida em dois momentos:


1 – Diferentes concepções, ou seja, diferentes formas de se trabalhar os temas transversais;

2 – Práticas de transversalidade.



CONCEPÇÕES DA TRANSVERSALIDADE

Na primeira concepção, a escola continua organizada pelas disciplinas tradicionais, sendo o maior objetivo promover o ensino dentro das determinadas disciplinas com diferentes formas de se trabalhar a Transversalidade, sendo elas: Atividades pontuais, palestras, projetos e outros.

Já na segunda concepção, os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passa ser como meio de se trabalhar os temas transversais, isso gera mudanças de paradigmas.

Concluindo as concepções da Transversalidade, temos ainda a terceira concepção, onde o objetivo é romper com a organização disciplinar e criar estratégias que tiram a escola de seu isolamento, contestando-a com o mundo externo.


Bibliografia : Vídeo Aula 6 – Disciplina Temas transversais e a estratégia de projetos.
Texto de Leitura: Araujo, U.F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.

Aula 3 - O conceito de Transversalidade

A Transversalidade surgiu como contexto de renovação da Educação, ou seja, é uma forma de organizar o trabalho didático envolvendo as disciplinas convencionais dando novos sentidos para a Educação, tem ainda como objetivo aproximar a vida cotidiana da ciência.


Na Educação ela perpassa diferentes campos de conhecimentos e estão diretamente ligada a melhoria da sociedade e da humanidade e por isso deve abordar os temas e conflitos vividos pelos sujeitos da aprendizagem.



                               Quais são os objetivos da educação?

 INSTRUÇÃO-> Conteúdos definidos por cada cultura e sociedade.

 FORMAÇÃO-> Ética, moral - Cidadania.

                             Entendeu o que é TRANSVERSALIDADE??
                                       AINDA NÃO????

Veja a ilustração abaixo:


Bibliografia: Vídeo Aula 5 – Disciplina Temas transversais e a estratégia de projetos.

Texto de Leitura: Araujo, U.F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.