Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aula 7 - Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

O crescimento é resultado da cartilagem óssea. Existem 3 fases do crescimento, quais sejam:

1ª fase: Entre 1 e 3 anos, chamado de primeira infÂncia, é um período de maior crescimento pós natal, um fator importante para um bom desempenho no crescimento é a criança ter uma boa nutrição.

2ª fase: Entre 4 e 8 anos, chamado de segunda infância, nesse período o crescimento é estável, pois os fatores homonais são mais importantes.

3ª fase: Entre 9 e 17 anos, grandes transformações físicas, emocionais e sociais do indivíduo, e no que se refere ao crescimento, esse há uma aceleração.

ESTADIO PUBERAL DAS MENINAS

-> O primeiro sinal é o aparecimento de botão mamário (telarca), seguido de aparecimento de pêlos pubianos (pubarca) e por último a primeira menstruação (menarca), isso tem início entre 8 à 13 anos de idade não completos.

ESTADIO PUBERAL DOS MENINOS

-> O primeiro sinal é o crescimento dos testículos seguido de crescimento peniano e de pêlos (pubarca), isso tem início entre 9 à 14 anos não completos.
Pais e responsáveis, abaixo segue algumas dicas de acompanhamento no desenvolvimento das nossas "crioncinhas".

-> Levar frequentemente seu filho ao pediatra;
-> Acompanhar o gráfico de crescimento (geralmente quem faz esse gráfico é o médioco pediatra) para analisar a estatura e peso durante a fase de crescimento;
-> Avaliar o IMC;
-> Observar a data de início de caracteres sexuais secundários;
-> Quando a menina fica "moçinha" levar ela ao ginecologista;
-> Já para os meninos é importante passar por um médico urologista.

Para um bom desempenho no crecimento de qualquer criança e adolescente é:
-> Atividade física;
-> sono (GH pe liberado durante o sono profundo);
-> Uma boa nutrição.
Referência: Video aula 7

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aula 6 - A construção psicológica dos valores

-> É possível educar em valores?
-> Como se dão os processos de construção de valores?
-> Quais valores devem as escolas ensinar?

Para todas essas perguntas a resposta é SIM, ou seja, é possível promover uma educação em valores.
"Os valores referem-se a trocs afetivas queo sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e ou pessoas e ou relações e ou sobre si mesmo" (PIAGET)

Durante toda a nossa vida, construimos valores e dependendo os valores que o sujeito construiu na sua identidade aparecerão os sentimentos morais.

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Referência: Video aula 06
Pesquisa realizada no google. (imagem)

Aula 5 - Educação e Ética

clique com o mouse em cima da legenda para ampliá-la
Referências: Vídeo aula 5 - Educação e Ética
pesquisa de quadrinhos no google.

Aula 4 - Saúde do professor

                 PROFESSOR COMO ESTÁ A SUA SAÚDE????
O grande problema do ser humano é procurar ajuda somente quando oeste já está em um ponto prejudicial, ou seja, quando o problema já está afetando outras áreas de sua vida, como por exemplo a SAÚDE.
As pessoas não se preocupam em fazer acompanhamentos médicos, mesmo quando tudo vai bem, elas só procuram a ajuda do profissional quando o problema já está em seu ponto crucial.
Embora muitos relutam em procurar um profissional da medicina, é importante todos passar por exames periódicos com o objetivo de prevenção de determinadas doenças.
Os profissionais da educação, por diversas vezes reclamam da falta de interesse de seus alunos, mas é fácil encontrar professores desisnteressados com a própria saúde, ou seja, professores doentes continuam em sala de aula, adiando suas "visitas" ao um profissional da saúde.
Como prevenir ou tratar problemas de saúde dos professores é uma discussão que vem ocorrendo em diferentes níveis. Aqui, oito remédios foram propostos para o tratamento de alguns males, mas eles nada têm de farmacológicos. São apenas ações que, se bem articuladas, além de contribuir para o bem-estar e o desempenho do profissional, podem ter impacto positivo na qualidade da Educação.

Remédio 1: receber o apoio da direção
Remédio 2: manter-se em constante formação
Remédio 4: poder contar com o apoio dos colegas 
Remédio 6: ter boas condições de trabalho

Referências: Video aula 4 - Saúde do professor