Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

terça-feira, 10 de maio de 2011

MÓDULO 4

Aula 28: O professor não pode estar só





O professor tem que lidar com as frustações em sala de aula, e ele tem que compartilhar com seus colegas no horário do HTPC (horário de trabalho coletivo). Ele tem que se organizar de forma conjunta com seus colegas e comunidade.

Professores, está em nossas mãos um futuro diferenciado para os nossos aluno. Busquem conhecimento e esforça-te, independênte das dificuldades...

Referência: Video Aula - Saúde

Aula 27 - O professor não pode estar só: O espeço interdisciplinar

O professor tem que estar em parceria com a família de seus alunos, pois essa interação é necessário para que o aluno portador de necessidades especiais possa se desenvolver de modo eficaz.

Referência: Video Aula - Saúde

Aula 26 - Professor Autor

O professor é um líder, ou seja é um divulgador de suas ideias, com o objetivo de incentivar seus alunos a se expressarem  de forma criativa e democrática.

Referência ; Video Aula - Educação

Aula 25 - Professor Pensador

O exercício da curiosidade, da reflexão e do diálogo com extramental, nos leva ao momento das decisões.

"Se você está tranquilo é porque esta mal informado" (autor desconhecido)
Professor seja curioso e reflexivo!!!!

Referência: Video Aula - Educação

Aula 24 - Modelos de ensino: Das concepções docentes às práticas pedagógicas

Desafios da inclusão:

Professores temos que:
-> Estar preparados e preparar-se
->Garantir a aprendizagem dentro das limitações dos nossos alunos
-> Disciplina e regras

Assim, saberemos lidar com nossos alunos que necessitam de cuidados especiais.



Referencia: Video Aula - Saúde

Aula 23 - Complexidade do desenvolvimento e educação de pessoas com necessidades especias

A escola, bem como o professor tem uma grande influência do ensino-apredizado do aluno que necessita cuiddos especiais. Em parceria com a família, no processo de mediação da criança é necessário identificar as dificuldades, observar o desenvolvimento das habilidades, na descoberta de potenciais e no respeito às especificidades.
O professor tem que conhecer seus alunos, para assim poder fazer um planejamento de ensino. Temos que conhecer o conjunto de caracteristicas do jovem , para poder assim acompanhar o seu desenvolvimento.

Referência: Video aula  Saúde

Aula 22: Professor Leitor

3 dimensões docentes:

-> Leitura
-> Pensamento e relexão
-> Autonomia

O que é Leitura?
Toda leitura é um aprendizado à distância, ou seja, é uma forma de aproximação com diversas realidades.
Com a leitura o que está longe acaba ficando próximo. O professor que não é leitor, como pode ser ele uma abertura de horizontes para seus alunos?


Nós professores temos que ser grandes leitores. Leitores apaixonados, temos que criar o hábito e a prática da leitura.
Não devemos "obrigar" nossos alunos a lerem, mas temos que demosntrar a paixão pela leitura, só assim conseguiremos aproxima-los da leitura.

Referência: Video Aula Educação

Aula 21: A complexidade da constituição docente

Podemos notar que atualmente a profissão: Professor/Educador, já não tem tanta procura de interesses.
Por que isso tem acontecido?
Como a profissão docente é entendida neste mundo?

Infelizmente atualmente o professor já não é mais valorizado como antigamente, ou seja,  o professor/educador tem recebido atributos que não cabem a eles, pois a sociedade tem cobrado muito do profissional e o educador não consegue ver um retorno, seja ele financeiro ou intelectual.

A profissão de educador é uma profissão cansativa, de dor, de medo, insegurança  e de ansiedade.

É possível viver assim????

Nós professores temos que lutar por condições melhores de trabalho!!

Referencia: Video Aula - Educação

Aula - 20: A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano

Para acontecer de fato o desenvolvimento da criança, seja qual for a circunstância, é necessário vários fatores, ou seja, não se dá somente ao contato com a mãe, mas com a familia em geral, incluisive amigos!!

Referencia: Video Aula Saúde

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aula 19 - O todo pela parte: Reflexões sobre o estigma


Características individuais que possuímos que podem ser exaltados ou não.
POdemos aprender com outros pesssoas;
Há alguns atributos que são mais valorizadas em detrimnetos a outros.

"O que é preciso é uma linguagem de relações e não de atributos" (Goffman)

Referência: Video aula Saúde

Aula 17 - O professor e a cidade educadora

Passamos pela cidade onde moramos, mas não decodificamos as imagnes e paisagens vistas.
Os professores podem explorar essas imagens e paisagens que os alunos veem no caminho para a escola ou no dia a dia, com o bjetivo de buscar informações importantes para o uso do ensino aprendizagem em sala de aula.

Referência: Video Aula Educação

Aula 14 - Processos de Aprendizagem e implicações para a prática docente

 'Ensinar é possibilitar a Construção do Conhecimento" (Paulo Freire)

ReferÊncias: Video Aula Educação

Aula 13 - A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor

Por que os alunos não aprendem??

Por que devemos aprender?
Em uma sociedade, devemos buscar os reias valores da vida e não buscar o culpado.!!!

Referência: Video Aula Educação

Aula - 12 Como vem sendo organizada a educação especial no país?



Educação Especial é relacionada aos profissionais da Saúde.
Educação um direito de todos!!!

Referência: video Aula 12 Saúde


Aula 10 - A relação entre professor e aluno

Sala de aula não é um lugar qualquer. è um lugar de encontro intelectual de busca de conhecimento. È importante o professor restabelecer um contato com seu aluno, para que ambos possam trabaçhar de forma eficaz!!

O professor tem que ser uma pessoa presente na vida do aluno!!


O professor tem que restabelecer um contato com seus alunos. Te que se tornar mais presente e significativo em sala de aula...

Referência: videio aula 10 - Educação

Aula -6 Educação Especial e inclusiva: Avanços e desafios

                            UM DIREITO DE TODOS QUE NECESSITAM!!!!

A criança com ncessdidades especiais, precisam de atenção da família, corpo docente, bem como amigos de escola..

Referencia: Video Saúde

Aula 5 - Papel do professor na mediação Cultural

É importante que o professor aproxime seus alunos a cultura: Obras culturais.

-> Desmitificar a arte como objeto acessivel a poucos;
-> Descontrair a arte como conhecimento distante do cotidiano;
-> Promover a consciência sobre o valor da arte na sociedade e  vida dos individuos

Trabalhar com Arte com seus alunos é essencial para promover opinião e transformar a identidade do estudante.

A Arte promove o auto-estima do aprendiz, porque possibilita a expressão de cada um, construída com base em saber fazer, saber interpretar e valorizar arte de modo em um contexto de aprendizagem compartilhada.


Referência: video  - Educação

Aula 4 - Ética e Saúde na escola: definindo alunos com necessidades especiais

Para reflexão:
 -> O que siginifica pra você (professor) receber a notícia de que irá trabalhar com aluno com necessidades especiais?

Segundo o documento de Salamanca (1994), as crianças e jovens com necessidades especiais são:
-> de rua e que trabalham;
-> de origem remota ou de procução nômade;                           
-> pertencentes a minorias linguisticas, éticas ou culturais;
-> de grupos dos avantajados ou marginalizados;
-> deficientes e super dotados.

Crianças e Jovens com necessidades Educação Especial no Brasil:

Decreto 3.298 de 1999 (Brasil, 1999)

-> Deficiente físico;
-> Deficiente auditivo;
-> Deficiente visual;
-> Deficiente Mental;
-> Deficiente Multiplo.

Seja qual for a necessidade Especial do seu aluno, trabaçhar de forma coletiva, facilita o trabalho do professor e da equipe de docentes, bem como ajuda no desenvolvimento da aprendizagem do aluno.





Referência: Video Aula - 4 - Saúde

Aula 3 - Ética e valores na ação educativa

1º Revolução: Grupos diferenciados, individualizado por preceptor.


2º Revolução: Responsabilidade do Estado e público: ainda restrita aceitar comandos + professor com vários alunos

3º Revolução: Universalização do acesso à educação.

Referência: Video Aula 3 - Saúde

Aula 2 - Módulo 3 - A ação educativa ao longo da trajetória


Referências: Video Aula 2 - Educação