Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aula 11 - Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Clique na imagem para ampliá-la
Rerefencia: Video aula 11.
Pesquisa de quadrinho: Google

Aula - 9 Perspectivas atuais das pesquisas em psicologia moral e Aula 10 - Perspectivas atuais da educação em valores

 Moralidade faz parte da vida do ser humano.
Veja abaixo, alguns tópicos das descobertas para a Educação em valores e em seguida leia os quadrinhos:
1) Papel ativo do sujeito na construção de valores -----> Educação moral reflexiva e metodologia ativa de aprendizagem.
2) Os valores podem ou não ser morais. a moralidade não se guia apenas pelos príncipio de justiça -----> Trabalhar com diversos valores, não apenas com regras e deveres que devem ser cumpridos pelos alunos.
3) Contrução e elaboração dos valores como centrais e perífericos e a importancia das situações ------> Elaborar seuquências didáticas e projetos voltados para a construção de valores em diversas situações.
4) Regulação por sentimentos e pela integração de valores -----> Dentro das diversas modalidades didáticas, incluir a explicitação dos sentimentos e dos valores para a compreensão da regulação exercida por eles.

Clique na imagem para ampliá-la

 REFERENCIA: Video Aula 9

domingo, 28 de novembro de 2010

Aula- 8 Disturbios alimentares: Anorexia, Bulimia e obesidade

A Alimentação é fundamental para se ter uma vida longa. Durante a adolescência é importante ter uma boa alimentação, pois é nesse período que surge os Disturbios Alimentares: Interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.


Quando há uma má alimentação, é propício gerar alguns transtornos alimentares, tais como: Anorexia Nervosa (preocupação com o peso corporal), Bulimia Nervosa (fome de boi, como uma grande quantidade de calorias), TA não especifícado, AN atípica, BN atípica, Transtorno de compulsão periodica e outros.




Professor, você têm algum aluno com sintomas de dsiturbios alimentares???

Nós, temos que orientar nossos alunos, transmitindo informações a respeito desses transtornos alimentares, pois uma pessoa que sofre com algum tipo de transtorno é importante que ela se sinta querida, ou seja, é importante a transmissão de afeto, pois ela não consegue resolver esse tipo de problema sozinho, sendo assim como formadores de caráter temos que dar o suporte necessário.

Referência: Video Aula 8