É na infância que a criança tem o desenvolvimento, caso os pais ou professores (escola) percebe algo de diferente na criança, esta deverá ser encaminhada para um acompanhamento. Os pais precisam ser informados ref. a epilepsia, pois assim poderão ajudar no desenvolvimento da criança.
Objetivo
Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.
Quem sou eu
domingo, 22 de maio de 2011
Aula 6 - Educação comunitária e questões de gênero na escola
Esquema para desenvolver trabalho comunitário (Escola/Comunidade)
Intervenção - Método (investigação)
-> Trilhas, mapas e roteiros;
-> Ações de formação de professores;
Importante:
-> Observações diretas e indiretas;
-> Diários de campo;
-> Entrevistas individuais orais e por escrito;
-> Questionários abertos;
-> Relatórios dos professores bolsistas sobre seus sub-projetos.
Após a realização dos procedimentos expostos, é importante conhecer a realidade da comunicação, ou seja, é importante fazer a categorização dos conflitos.
Intervenção - Método (investigação)
-> Planejamento de ações;
-> Fórum escolar Ética e Cidadania;
-> A Pedagogia de Projetos;-> Trilhas, mapas e roteiros;
-> Ações de formação de professores;
Importante:
-> Observações diretas e indiretas;
-> Diários de campo;
-> Entrevistas individuais orais e por escrito;
-> Questionários abertos;
-> Relatórios dos professores bolsistas sobre seus sub-projetos.
Após a realização dos procedimentos expostos, é importante conhecer a realidade da comunicação, ou seja, é importante fazer a categorização dos conflitos.
A escola tem que romper os limites da escola com a comunidade!
Referência: Video aula 6 - Educação
Aula - 5 Protagonimso juvenil e participação escolar
Qual a importância do aluno no processo de ensino aprendizagem?
-> A educação deve promover o acesso dos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social mais crítica, dinâmica e autônoma.
O objetivo da escola é formar cidadãos e para isso é necessário o jovem participar de forma ativa da escola.
" Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real" (Mayo, Donnelly, 1993)
Referência: Video aula 5 - Educação
Aula 3 e 4 - Introdução Epilepsia - Recapitulando
O que é Epilepsia? - É uma condição neurológica crônica grave que se caracteriza por: crises epiléticas repetidas, a ausência de febre ou intoxicação.
IMPORTANTE: Crises epiléticas: Também conhecidasa como ataques, convulsões, são eventos clínicos de curta duração que acontecem qundo o cerébro deixa de funcionar da maneira adequada devido a uma hiperexcitação de um grupo de neurônios.
Causas de epilepsia: Genética (Idiopático) Exemplo: ausência na infância
- Uma causa identificavél (Sintomática) Exemplo: traumatismo crâniano, AVC, neurocisticercose
- Não se acha causa (possivelmente sintomática)
Diagnóstico: É clínico baseado nos relatos do paciente, dos familiares e das pessoas que presenciaram a crise.Os exames complementares como EEG, tomografia ou ressponância complementam o diagnóstico.
Tratamento: O tratamento tem o objetivo de controlar as crises. Para isso utilizam-se as drogas antiepilépticas que agem no cerébro bloqueando o excesso de excitação neuronal. Importante ressaltar que, o apoio psicológico ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Referência: Video aula 3 e 4 - Saúde
Aula 2 - Fórum escolar de ética e de cidadania
Criar um fórum de discussão, ajuda estabelecer uma política de ação para melhorias da escola e bairro.
É importânte a participação integral da direção da escola e associação de moradores. Este fórum tem como objetivo a dicussão de assuntos gerais entre a escola e comunidade, a fim de estabecer metas de melhorias e de desenvolvimento de ensino aprendizagem.
1 - Aula - A escola e as relações com a comunidade
A escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem, ou seja, a importância da família na participação da rotina da escola é fundamental para um êxito no objetivo da escola, professor e comunidade. Sendo assim, envolver os alunos em prjetos educativos, trás bons resultados no ensino aprendizagem deste.
Exemplo de atividade de interação escola e comunidade: Passeio pelo bairro, conhecendo os pontos principais.
Referência: Video aula 1 - Educação e Cidadania
Assinar:
Postagens (Atom)