Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aula 11 - AVC ( Acidente Vascular Cerebral)

Tipos de AVC

O AVC isquémico é provocado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo ou de uma artéria, o que impede a corrente sanguínea de atingir partes do cérebro.
O AVC hemorrágico é provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo, que leva ao derrame de sangue para dentro do cérebro ou para a área que o rodeia.

Uma das principais causas de mortes no país é o AVC, devemos nos atentar aos fatores de risco que leva a um AVC, segue abaixo:

-> O uso do cigarro;                                       
-> Sedentarismo;
-> Alimentação inadequada;
-> Obesidade
-> Pressão arterial nãocontrolada;
-> Diabetes



CUIDADOS COM UMA VÍTIMA DE AVC
Deve-s levantar os braços da vítima, para saber se ela os consegue levantá-los de forma normal, pedir para a pessoa dar um sorriso, pois assim vcocê identificará se está tenfo alguma diferença nos movimentos do rosto e por fim pedir que a vítima repita uma frase, como por exemplo "Adoro dias de Sol", geralmente a pessoa que está passando por um AVC tem dificuldades na fala.

Ressalto ainda, que quanto mais rápido socorrer a vítima de AVC, melhor será seu resultado no tratamento, ou seja "TEMPO É CEREBRO!!!"

Bibliografia: Video Aula 22 Disciplina Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia

Aula - 10 Outros transtornos neurológicos comuns: dislexia

O QUE É DISLEXIA???

Dislexia é uma dificuldade primária, ou seja é um transtorno que pode ser identificado logo no início da vida escolar de uma criança.
A dislexia é bem comum entre as criança e chega causar sofrimento e perda de autoestima, pois a criança não consegue entender o motivo pela qual não desenvolve certas habilidades como por exemplo a leitura, reconhecimento de letas, sons e na soletração.

DIFICULDADES NA LEITURA:                              
-> na associação de som à letra;
-> troca de letras (b-d);
-> leitura lenta, sem entonação de voz.;

PROBLEMAS NA ESCRITA:
-> Inversões de letras;
-> erros de concordância verbal.

PRINCIPAIS DIFICULDADES DE UMA CRIANÇA COM DISLEXIA

-> atraso na aquisição da linguagem;
-> dificuldade para alfabetização;
-> dificuldade para aprender e lembrar;
-> dificuldades para separar sons e palavras;
-> dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar;
-> dificuldade para aprender palavras novas;
-> dificuldade para seguir ordens e rotinas;
-> dificuldades para a copoiar o que está na lousa.

Entre essas dificuldades de uma criança com dislexia, existem outras.
Cabe salientar que, uma criança que sofre com o transtorno não vai apresentar todos os sintomas, mas vai apresentar alguns destes e se for diagnosticado logo, pode-se obter resultados excelentes no tratamento.
Veja o caso da aluna de um escola pública:

Ainda é importante ressaltar que, a família é de extrema importância no tratamento dessa criança que sofre com transtorno, pois ela tem que encontrar apoio em pessoas da sua própria confiança.
Bibliografia: Video Aula 19 Disciplina: Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Resultado da enquete: Você sabe o que é Doença Neurologica?

12 participantes da pesquisa, realizada no período de 26/08/10 à 27/09/10;

(2) 16% responderam que sabem o que é D.N.
(7) 58% responderam que NÃO sabem o que é D.N.
(3) 25% responderam que sabem MAIS ou MENOS o que é D.N.

Segue a definição de Doença Neurológica ->  Trata-se de uma degeneração generalizada das células nervosas que transmitem aos músculos os sinais elétricos para o movimento.


 
 
 
 

Aula 8 - Pedagogia de Projetos

Desenvolver atividades pedagógicas por meio de PROJETOS, ajuda a assimilação do contéudo estudado e uma participação melhor dos alunos.
Bibliografia : Video aula 17 - Disciplina Temas transversais e a estratégia de projetos

Aula - 8 Crescimento, maturação e plasticidade do SN

A cada fase de nossa vida, passamos por grandes tranformações em nosso organismo, ou seja, a cada etapa vivida nos desenvolvemos tanto fisicamente quanto mentalmente.

Devemos nos atentar para cada fase de mudança do nosso organismo, pois a todo momento surgem coisas novas e fatores importantes para um desenvolvimento saudável.

Para as mamães: Precurem ter acompanhamentos mensais durante a gestação (consultas de pré-natal), pois é ainda dentro do útero que a criança recebe informações importantes para o seu desenvolvimento. Após o nascimento, a criança deve ter o acompanhamento de um médico pediatra, onde ele fará o acompanhamento do desenvolvimento da criança.
É importante ressaltar que, uma boa alimentação ajuda no desenvolvimento físico e mental.
A criança que tem vínculos familiares tem estimulações e é uma criança bem desenvolvida.

Bibliografia: Video Aula 16 - Aula 8. Disciplina Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia

Aula 7 - Ritmos biológicos, ciclo sono-vigília

SONO, UMA PERDA DE TEMPO???

Passamos 1/3 da nossa vida dormindo. O sono passa por cinco estágios, onde cada um tem sua função em nosso organismo.

Os quatros primeiros estágios é chamado de Não-REM e o quinto estágio é chamado de REM.

Durante o sono REM, várias mudanças fisiológicas ocorrem. A freqüência dos batimentos cardíacos e a respiração aceleram, a pressão arterial aumenta. O sono REM é o estágio em que a maior parte do sonho acontece. Embora a maioria dos sonhos aconteça durante o sono REM, pesquisas mais recentes mostram que os sonhos podem ocorrer durante qualquer estágio do sono. Durante a noite, passamos pelos 5 estágios várias vezes. Porém, cada ciclo subsequente inclui mais sono REM e menos sono profundo (estágio 3 e 4). Pela manhã, temos quase todos os estágios de sono REM 1, 2 e 3.
Devemos sempre ter boas noites de sono, pois é nesse momento que recuperamos células perdidas durante a vigília e ajuda a acedimentar os conhecimentos adquiridos.

-> HUMMMM... É por isso que o sono fica mais gostoso no período da manhã!!!

DISTURBIOS DO SONO NAS CRIANÇAS
-> Despertares confusionais;
-> Terror norturno;
-> Sonambulismo;
-> Pesadelo.

E AGORA QUE VC JÁ SABE SOBRE O SONO...
... CONTINUA ACHANDO QUE O SONO É PERDA DE TEMPO???

Relaxar, dormir e sonhar é bom demais!!!

Bibliografia: Video Aula 15 Disciplina: Neurociências e Doenças Neurológicas, com ênfase em Epilepsia.
Link: http://www.sbsono.com.br - entrar em seções.

Aula 6 - Conhecimento em Rede

CONHECIMENTO EM REDE

Para se trabalhar a Transversalidade, devemos trabalhar em REDE, ou seja, trabalharmos em cadeia um ajudando o outro, navegar no mar de relações, onde possamos trocar e transmitir conhecimentos.

Bibliografia: Vídeo-aula 13 - Disciplina: Temas transversais e a estratégia de projetos