Os Temas Transversais apontam para mudanças na cultura, nos aspectos de ver e sentir o mundo. Não se trata, portanto, de “mais conteúdos” nem de procurar organizar os conteúdos numa perspectiva interdisciplinar ou transdisciplinar, mas sim da formação de valores e padrões de conduta, como uma espécie de “óculos” que qualifica o olhar dos professores para certos elementos da formação dos alunos (CORDIOLLI, 1999, p. 6).
A Transversalidade é dividida em dois momentos:
1 – Diferentes concepções, ou seja, diferentes formas de se trabalhar os temas transversais;
2 – Práticas de transversalidade.
CONCEPÇÕES DA TRANSVERSALIDADE
Na primeira concepção, a escola continua organizada pelas disciplinas tradicionais, sendo o maior objetivo promover o ensino dentro das determinadas disciplinas com diferentes formas de se trabalhar a Transversalidade, sendo elas: Atividades pontuais, palestras, projetos e outros.
Já na segunda concepção, os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passa ser como meio de se trabalhar os temas transversais, isso gera mudanças de paradigmas.
Concluindo as concepções da Transversalidade, temos ainda a terceira concepção, onde o objetivo é romper com a organização disciplinar e criar estratégias que tiram a escola de seu isolamento, contestando-a com o mundo externo.
Bibliografia : Vídeo Aula 6 – Disciplina Temas transversais e a estratégia de projetos.
Texto de Leitura: Araujo, U.F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.
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