Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

domingo, 22 de maio de 2011

Aula 3 e 4 - Introdução Epilepsia - Recapitulando

O que é Epilepsia? - É uma condição neurológica crônica grave que se caracteriza por: crises epiléticas repetidas, a ausência de febre ou intoxicação.

IMPORTANTE: Crises epiléticas: Também conhecidasa como ataques, convulsões, são eventos clínicos de curta duração que acontecem qundo o cerébro deixa de funcionar da maneira adequada devido a uma hiperexcitação de um grupo de neurônios.

Causas de epilepsia: Genética (Idiopático) Exemplo: ausência na infância
- Uma causa identificavél (Sintomática) Exemplo: traumatismo crâniano, AVC, neurocisticercose
- Não se acha causa (possivelmente sintomática)




Diagnóstico: É clínico baseado nos relatos do paciente, dos familiares e das pessoas que presenciaram a crise.Os exames complementares como EEG, tomografia ou ressponância complementam o diagnóstico.
Tratamento: O tratamento tem o objetivo de controlar as crises. Para isso utilizam-se as drogas antiepilépticas que agem no cerébro bloqueando o excesso de excitação neuronal. Importante ressaltar que, o apoio psicológico ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Referência: Video aula 3 e 4 - Saúde


Um comentário: