Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







Quem sou eu

domingo, 3 de julho de 2011

Aula - 15 - Epeilepsia e Trabalho

Trabalho:
Atividade de ajustamento psicossocial que proporciona: aceitação social, autonomia, liberdade financeira, identidade social e autoestima.
Atualmente: Mercado competitivo, com altos níveis de exigência e  de desemprego, falta de motivação e remuneração desproporcional.

Trabalho e Epilepsia

Pessoas com epilepsia -> maior dificuldade para encontrar e manter trabalhos regulares;. maior indíce de desemprego e subempregos.


Infelizmente o ser humano não busca entendder determinados assuntos, preferindo assim partir para o preconceito.




Referência: Video Aula 15 Saúde

Aula 14 - A cartografia e a representação dos lugares

Para ler um texto: aprendemos a ler criticamente e podemos até desvendá-lo ideologicamente, suas intenções e opções teórica-metodológica.

Leitura de Mapa

Para ler um mapa isso não ocorre, copiamos ou produzimos sob um conjunto rígido de técnicas, não aprendemos a lê-lo criticamente.

Ler um mapa do bairro ou da cidade onde vivemos, podemos despertar grandes interesses pela origens através de representações qe sãocolocadas em um mapa.



Referência: Video aula 14 Educação

Aula - 13 A cidade como projeto educativo

Cidade um lugar de vivência da comunidade!

Desenvolver um projeto com nossos alunos a respeito da cidade onde moram, o bairro que seus pais escolheram para morarem. A pesquisa ajuda a resgatar valores e experiências vividas.


Referência: Video aula 13

Aula 11 - Transtornos Cognitivos na Epilepsia/Aula 12 Epilepsia na escola

Como as crianças percebem a Epilepsia?
A percepção da crianças trás uma informação negativa, ou seja, informações erradas e crenças fazem com que a criança não entenda de fato essa condição neurológica.
Como os professores percebem a epilepsia?
Nós professores somos importantes modelos para as crianças, ou seja, nossas atitudes podem influenciar o desempenho e comportamento das crianças. Sendo assim, devemos buscar informações adequadas para serem passadas aos nossos alunos em sala de aula, para que não haja  preconceitos quanto a Epilepsia e outras condições neurológicas.

IDEIAS MAIS COMUNS SOBRE EPILEPSIA:
- QI mais baixo;
- Excesso de sofrimento = causa da epilepsia;
- Mulheres com epilepsia não podem ter filhos;
- Pessoas com epilepsia = ensnos no futuro;
- Medicações: vicío e dependência;
- Epilepsia: doença mental;
- Epilepsia: espírito maligno.

Devemos buscar informações para o conehciemento próprio, pra que não haja preconceitos!!!

Referência: Video aula 11 e 12 - Sáude

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aula 10 - Democracia e Educação em Direitos Humanos


Referência: Video aula 10 - Educação


Aula - 9 Educação comunitária e Direitos humanos

O objetivo da Educação comunitária é formar um sujeito coletivo.

"Aprender na comunidade, com ela e para ela, significa usar a história da sua própria região exteriorizando a cultura do silêncio. Significa aprender e engajr-se na sua própria região tornando-se consciente da situação sócio-política e lutando para que as sociedades fechadas sejam transformadas em sociedade abertas...é uma questão de urgência que s escolas se tornem menos fechadas, menos elitistas, menos autoritárias, menos distanciados da população em geral. Isso é para a educação comunitária uma questão de fundamental importância" (Freire,1995:12-13)

Referência: Video aula 8 - Educação

Aula - 8 Transtornos comportamentais e epilepsia

Muitos pensam que a pessoa que possui epilepsia é uma pessoa "perigosa", mas o que muitos não sabem é que a pessoa epileptica é uma pessoa que só necessita de uma atenção especial, pois além de lidar com as crises epilepticas ela também tem que saber lidar com os transtornos comportamentais, tais como: Irritação, explosividade, medo, agitação, instabilidade de humor, dificuldades de relcionamento, entre outros.
Dar atenção e afeto a qualquer pessoa é algo que ajuda no auto estima, seja ela portador de alguma condição neurológica ou não.

Referência: Video aula Saúde