Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







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sábado, 28 de agosto de 2010

Aula 1 – AS REVOLUÇÕES EDUCACIONAIS

Ao longo dos anos a Educação passou por várias transformações evolutivas.
Nas primeiras sociedades a educação era voltada somente para a aristocracia, ou seja, somente os nobres, Reis a burguesia em geral tinham a permissão de evoluir educacionalmente.



Com a consolidação dos Estados Nacionais Europeus, no final do século XVIII e início XIX, surgiu uma Segunda Revolução Educacional, em que no ano de 1787, o Rei Frederico Guilherme II decretou que a Educação era de responsabilidade do Estado, ou seja, ela se tornaria pública.

A partir desse decreto, criou-se então um “modelo” de sala de aula, qual seja: Um ambiente fechado de quatro paredes, um professor que era o único meio de conhecimento e alunos com conhecimento inferior ao do professor. Mesmo a educação tornando-se pública ainda assim eram poucos aqueles que tinham a oportunidade de frequentar a escola, ou seja, havia de uma certa forma exclusão desses interessados, tais como: meninas; qualquer aluno que tivesse problema de comportamento e aprendizagem; e pessoas que trabalhavam no campo. Notamos então que a sala de aula era bem homogenia, ou seja, frequentava a escola somente os meninos que possuíam as mesmas características e essa avaliação de quem poderia frequentar ou não a escola era feita pelo próprio professor que era o único meio de transmitir o conhecimento.
Em meados do século XX, dá-se o início a Terceira Revolução Educacional, onde começa-se pensar em educação direito de todos, buscando a democratização e universalização, ou seja, todos com acesso a educação.
Rei Frederico Guilherme II
Podemos concluir que, felizmente a Educação passou por grandes mudanças e transformações, mas que infelizmente ainda necessita de alguns “reparos”, principalmente quando se fala em INCLUSÃO.
Muitas instituições de ensino, professores e funcionários não estão habilitados para lidar com algumas mudanças de paradigmas, como por exemplo receber alunos com necessidades especiais físicas e neurológicas. Nós professores temos por obrigação reinventar a escola, temos que buscar caminhos e saídas para uma nova escola, ou seja, a escola de TODOS!!!
                                                                                                                                                            
Bibliografia: Vídeo aula 1 –   Disciplina: Temas transversais e a estratégia de projetos








 

3 comentários:

  1. Acho interessante, a autora ter abordado esse tema em sua pagina na web, que mostra a evolução do ensino em nossa sociedade e vemos que ainda existe muitas outras situações a serem reparadas ou tiradas do meio educacional, ainda hoje temos profissionais na área do ensino que não são bem capacitados a levar conhecimento e, em alguns lugares vemos o reflexo disso. Parabéns a autora por ter abordado este tema.

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  2. Realmente a Educação passou por grandes transformações,mas não creio que foi pra melhor, pois as pessoas tem invertido muito os valores, hoje em dia um carro, um animal, um objeto tem tido mais valor do que o ser humano.
    Graças a DEUS que ainda existem pessoas que desejam mudar essa realidade, todos te o direito da igualdade, pois somos filhos um único DEUS QUE NÃO FAZ DESTINÇÃO DE NINGUÉM.
    Que DEUS lhe abençoe nessa empreitada, que você venha ser a luz que muitos necessitam.

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  3. Interessante a forma como o artigo resumiu a história da educação.
    O texto, como muitos outros que tratam da situação educacional comummente utilizam-se do termo "reinventar a educação ou os sistemas educacionais". A questão que me vem em mente é a seguinte: Reinventar significa inventar de novo. Seria isso mesmo que deve ocorrer com a educação? Pois acredito que reinventar significa criar algo totalmente novo desconsiderando o que já existe.
    Será que nada do que é e foi a educação no passado possa ser aproveitado?

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