Objetivo

Este Blog tem como objetivo, compartilhar atividades de pesquisas desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação Etica, Valores e Saúde na Escola oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UNIVESP.







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sábado, 28 de agosto de 2010

Aula 2 – OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

EDGAR MORIN-> BASE DO PENSAMENTO SIMPLIFICADOR

Três princípios:

1º Disjunção: Separação entre os diversos tipos de conhecimento, ou seja, criação das disciplinas.

2º Redução: Do complexo ao simples

3º Abstração: Matematização e formalização da ciência.

Característica principal do PESAMENTO SIMPLIFICADOR, segundo Morin:


Caricatura Edigar Morin
“O paradigma de simplificação trouxe a vantagem da divisão do trabalho, da produção de novos conhecimentos e a elucidação de inúmeros fenômenos. Permitiu ao ser humano tentar dominar e controlar a natureza e foram inequivocadamente eficazes para o progresso cientifico e para a melhoria de condições de vida da população entre os séculos XVII e XX.”




PARTE DO TODO diferente DO TODO


Apartir do século XX começam a surgir movimentos na ciência que buscam superar a disciplinarização a redução do TODO em PARTES.

Vejamos agora três desses movimentos:

1º Transdisciplinaridade -> Refere-se à temática que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas (Novas disciplinas)

2º Multidisciplinaridade -> Quando um determinado assunto a ser analisado, necessita de “apoio” de várias disciplinas para explicá-lo. No entanto, cada disciplina trabalha de forma individualizada não tendo diálogos entre si.

3º Interdisciplinaridade-> Quando uma disciplina se relaciona entre si referente ao determinado assunto, havendo diálogos entre os profissionais de cada disciplina. 






 









Bilbiografia: Vídeo aula 2 – Disciplina: Temas transversais e a estratégia de projetos




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